quinta-feira, 25 de setembro de 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Disputa entre Israel e Palestina


          Sofrimento. Provavelmente é esta a situação que os dois povos estejam passando. Tanto israelenses como palestinos acreditam que a faixa de gaza é deles por direito. Dois povos distintos com suas diferenças religiosas e culturais entram novamente em conflito neste ano de 2014 deixando, aproximadamente 2083 mortos, sendo 2016 palestinos e 67 israelenses.

 Sendo este, um assunto em pauta na mídia devido a grande quantidade de vitimas que esta guerra esta fazendo.

          Foi estipulada na declaração de Balfour, iniciativa britânica que declara Israel um estado com autonomia politica, vigente desde 1897. Neste momento, vários colonos judeus começaram a partir na direção da terra prometida. Esta iniciativa judaica de retorno à terra natal de seus antepassados é conhecida com sionismo.

          Desde então na história houve dois grandes conflitos entre estes povos, a primeira intifada ocorreu no ano de 1987 e a segunda em 2000, onde deixou muitas pessoas mortas.


Fontes: 
       

Autor: Gydeon R. Borba.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014


RÉQUIEM PARA UM SONHO

O filme retrata a vida de alguns jovens como, por exemplo, Harry, Marion e Tyrone que se envolvem em drogas, onde sua causa se caracteriza de forma diferente na vida de cada um deles. Uma personagem do filme que me intrigou é uma senhora que se viciou sem perceber em medicamentos para emagrecer para poder vestir seu vestido favorito em um programa de televisão que costuma assistir.
Basicamente o que pude tirar como aprendizado deste filme foi que buscamos a felicidade durante nossa vida quase sempre em coisas fúteis, como por exemplo, a personagem Marion que vem de uma família rica, onde tinha de tudo, mas a falta de seus pais em sua vida a fez buscar algo nas ruas para preencher este vazio em seu coração, se drogando e até mesmo se prostituindo. O que percebi com isto, foi que devemos dar valor ao que temos hoje, como as pessoas que nos rodeiam, no caso a família e deve ser nela a estrutura da nossa felicidade e a esperança da realização dos nossos sonhos matérias e etc.
Ainda que, com estrutura de fábula, como disse o próprio diretor, o filme possua uma “lição de moral”, este não chega a ser moralizante. É um ataque contras as drogas sem dúvida, mas é mais uma penetração nas profundezas das almas desses personagens, que fogem da realidade que não lhes pode ser saudável e entram na crença de seus delírios. Contudo a saída que escolhem – seus vícios - não é capaz de socorrê-los. Nem a realidade do sonho americano que o filme desfigura, nem o caminho pelos vícios é a solução. Nas palavras de Aronofsky, “as quatro personagens têm muitos sonhos e esperanças, mas a dureza de sua realidade os destrói devagar”.

AUTOR: Gydeon R. Borba.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A BELEZA E A SENSUALIDADE

Conheço muitas mulheres lindas mesmo, capazes de ser capa de resvistas de beleza e 90% delas não são sensuais. Na verdade já vi muitas moças e mulheres que não são bonitas e conseguem ser estremamente sensuais.

Mas por que as vezes mulheres que não possuem muita beleza “'que são normais” , conseguem provocar muito mais os homens através da sensualidade?  Justamente por que a sensualidade é algo comportamnetal.

O que falta para muitas mulheres é auto confiança. A sensualidade se forma através dos gestos, a forma de olhar, a forma de falar e otimos conteúdos. As vestimentas podem influenciar muito neste fim, mas não necessáriamente.

As consultoras de artes sensuais Jack Lopes e Karina Amélia, afirmam, que nem todas pessoas com padrão de beleza elevado, “linda”, são sensuais! É mais questão de atitude e essência de cada mulher, do que um corpo perfeito!

Se observarmos a sensualidade de uma pessoa é algo natural, pois é pura beleza  da persoanalidade da mulher que vem de dentro para fora e transforma-se na sensualidade.
  
Bom pelo menos esta é minha opinião, muito obrigado!

AUTOR: Gydeon r. Borba.

PROSTITUIÇÃO

Acredito que a prostituição existe desde que se criou o sistema governamental neste planeta. Quem pratica esta atividade não deve ser julgado por ninguém, pois elas não passam de vitimas deste sistema porco que se chama sociedade.

          A bíblia é considerada um dos livros mais antigos do mundo e nela se comprova algumas histórias que envolvem prostituição a pelo menos dois mil anos atrás e mesmo nesta época a prostituição se baseava em sobrevivência (dinheiro).
          Não sou a favor destes homens e mulheres e acho muito errado esta tática de sobrevivência, mas também não tenho nada a ver com suas vidas à escolha é deles e respeito cada um deles.

          Resumidamente o que quero dizer é que este mundo sempre foi assim, o motivo principal das pessoas se sujeitarem como, por exemplo, a prostituição, é por causa do (dinheiro). Acredito que poucas pessoas implantaram este sistema para nós vivermos limitados dependentes deles.

           E pelo visto está funcionando muito para estas pessoas que o criaram, pelo menos eu e minha família, vivemos em torno da conquista do dinheiro. Não somos livres, não possuímos liberdade de expressão ou muito menos de escolha. As únicas escolhas que podemos fazer é a forma que vamos gerar dinheiro para sobrevivermos.

           

quinta-feira, 8 de maio de 2014


NA MINHA ESCOLA TEM

Tem ótimas pessoas, aqui trabalham os professores mais felizes do mundo, na verdade não sei se posso afirma isto sobre eles. Mas uma coisa eu digo da minha escola, a principal  doutrina  pregada aqui é o companheirismo e o respeito ao próximo. A quem diga que não é como falei, dizem que aqui estudam vândalos  e marginais. Quanto a estas pessoas, eu digo que a opinião é delas ,  acredito que a maior ignorância de uma pessoa é ela teorizar algo sem mesmo  ter obtido dados concretos que comprovem tal afirmação.  
Concordo que não existe a escola perfeita. Mas a minha chega aos 99% da perfeição. Tanto na parte dos conteúdos como na principal matéria, a  do caráter humano. Aqui eu aprendi a trabalhar com o todo tipo de gente, assim como meus colegas também aprenderam, hoje somos capazes de tolerar quase todo tipo de ofensas feita a nós e conseguimos compreender até mesmo aqueles que nos jogam pedras. E ao invés de nos  preocuparmos em mudar estas pessoas trabalhamos para melhorar a nós mesmos. Como? Cuidando da própria vida e do seus próprios deveres, foi nos dito em nossa escola que abriríamos qualquer porta desde que fosse acompanhada da de esforços pessoais e não através do trabalho de outros.
Basicamente esta instituição mesmo com um governo fraco que é nosso  formou  futuros homens e mulheres de sucesso que agarram aos próprios esforços pessoas capazes de ocupar qualquer posto profissional neste mundo. Agradeço aos meus professores que mesmo com os poucos recursos que possui a educação brasileira nos ensinaram o que necessário para sermos conhecedores do que é o melhor para nós   e para a sociedade.
A  escola esperança forma legisladores do bem de todos, pessoas criticas que não aceitam o estado que esta sua pátria. Amo o brasil mas não os governadores.


AUTOR: Gydeon Borba        

A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE

          É se observamos e iremos perceber que não vivemos no mesmo mundo, que vivíamos quando criança. Poderíamos ver esta diferença, olhando a cultura de nossos avós e pais, pelo menos minha opinião é esta. Mas será que é o mundo que mudou? Ou foram as próprias pessoas que mudaram?
          Acredito que sejam as pessoas que mudaram com o passar das gerações e conseqüentemente mudou nosso lar, a terra. Este lugar em que vivemos foi mudado de uma forma inexplicável pelos seres humanos. Agora se me perguntar, o porquê a sociedade mudou, eu diria que não sei.
          Vamos refletir. O consumismo é a marca da nossa sociedade. Homens com o passar dos tempos, desenvolveram produtos, tecnologias visando suprir a necessidade da sociedade. Sendo estes produtos o que as pessoas precisavam, obviamente elas iriam comprá-los.
          Por isso me pergunto muito se seria capaz de viver sem luz elétrica, um chuveiro, uma boa cama com bons lençóis e etc. Não sei se conseguiria ficar sem.
          Estes itens citados acima são necessidades básicas para o conforto, isto é fato. Só que as nossas necessidades foram aumentando. Hoje em dia é dito que pra vivermos bem se é necessário que comprassem um celular de ultima geração, uma televisão, as melhores roupas e etc.
Mas quem falou que pra sermos felizes é preciso que adquira tudo isto? Você sabe quem estipulou esta regra para a consumação da nossa felicidade? Não?
           Se analisarmos, perceberemos que fomos nós mesmos, a sociedade. A população anda tão vazia tão sem amor que se agarrou em coisas tão fúteis, criou coisas para beneficiar a si mesmo de um lado e por outro destruir. 
           A falta de Jesus na vida das pessoas resultou no mundo em que vivemos. Famílias não conversam, não sabem o que se passa no decorrer do dia dos entes queridos. Namoros já são mais fracos do que eram nos tempos passados, basicamente a palavra namorar tem um sentido de apreciar algo, curtir namorar aquilo que gosta só que nos tempos atuais eles acabam de forma rápida entre os casais. 
          Então podemos perceber que as crianças foram mudando com o passar dos tempos, até obtermos estes adultos que levam as relações familiares, amorosas e de amizades de uma forma descartável, que ao invés de passar tempo com as pessoas que as amam trocam por um computador ou pelo trabalho.
           

AUTOR: Gydeon Borba

segunda-feira, 5 de maio de 2014


A Dependência é uma Doença ou uma Opção?

Um filósofo muito importante afirmou certa vez: "o homem está condenado a ser livre." Ele quis dizer que o homem é naturalmente livre, mas essa liberdade o condena a tomar decisões, fazer escolhas, opções pelo resto da vida. Quanto mais escolhas fazemos e nos responsabilizamos por elas, mais livres seremos. Quando mais culpamos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes do outro ficamos.

Essa pergunta traz para perto a Filosofia e a Medicina e mostra como a dependência de drogas pode ser objeto dos mais variados campos do conhecimento. 

Aqueles que decidem consumir uma droga estão fazendo uma opção, uma escolha. É claro que muitos fatores contribuíram para que tal escolha se desse (as angústias da vida, a simples curiosidade, a influência de amigos, a vontade de buscar um jeito novo de divertir...). Mas, a escolha, no final, foi da pessoa. 

Continuar usando drogas também é uma opção, mas cada vez menos... Isso porque o organismo vai se adaptando à presença da droga. Vai havendo modificações no cérebro. Quando o indivíduo fica sem a droga, passa a se sentir muito mal, desconfortável, irritado, deprimido, ansioso. O dependente acha que o único alívio possível é a continuidade do consumo. Conforme a dependência vai se instalando, a pessoa passa a abrir mão de coisas que antes eram muito importantes para ela. É o momento em que aparecem as brigas e discussões com a família, a piora no desempenho escolar, a venda de objetos para comprar drogas. Tudo passa a girar em torno do consumo de drogas.

A partir desse ponto, o indivíduo não consegue mais ficar sem usar drogas. Não há mais OPÇÃO: o indivíduo não escolhe se vai usar drogas ou não. A doença lhe tirou essa liberdade. QUALQUER DOENÇA PSÍQUICA CONSISTE ACIMA DE TUDO NA PERDA DA LIBERDADE DE ESCOLHA. Portanto, a dependência não é uma opção. É uma condição patológica (uma doença) que tira a liberdade do indivíduo de optar!
Perceber a presença da doença e se responsabilizar pelo tratamento é o primeiro passo em direção à recuperação. É preciso escolher a mudança e buscar ajuda para efetivá-la. Não resolve olhar o passado para achar um culpado. Deve-se pensar no futuro! Não existem culpados pela situação. Mas pode haver pessoas comprometidas com o processo de cura (o próprio dependente, sua família, os amigos, os profissionais da saúde). Afinal, se temos que estar condenados a alguma coisa nesse mundo, que seja apenas à liberdade!

Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein




quinta-feira, 3 de abril de 2014


A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO COM OS PAIS
          
Na minha opinião, o dialogo é a ferramenta principal para construir uma estrutura de confiança familiar.
         
Mesmo que o filho se torne adolescente e queira tomar suas próprias decisões ele deve saber que em seus pais, encontrará um porto seguro no momento em que errar, pelas próprias escolhas.
          
É dever dos pais cativar o filho para perto de sí, através do dialogo. O dialogo  muda a imagem dos pais perante o filho, conversando com ele podem ensina-lo a perguntar e ouvir seus conselhos.
          
O adolescente precisa ter o direito de caminhar com as próprias pernas com a finalidade de crescerem pessoalmente e se os pais querem proteger seu filho nestas horas, façam isto quando ele é uma criança, educando através do dialogo.